segunda-feira, abril 24, 2006

História verdadeira...

Esta cena aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.
.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
.
"Qual o problema, senhora?", perguntou a comissária.
.
"Não está a ver?" - respondeu a senhora - "vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".
.
"Por favor, acalme-se" - disse a hospedeira - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível". A comissária afastou-se e voltou alguns minutos depois.
.
"Senhora, como lhe tinha dito, não há nenhum lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe".
.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
..
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se sentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".
....
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
..
"Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe..."
...
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
.
Racismo não faz sentido !!!
.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Dr Martin Luther King Júnior

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom..antes de mais só posso pedir desculpa pela invasão..quer dizer, foi a convite de uma excelente pessoa que entrei no vosso espaço e ao correr o blog, n poderia passar por esta mensagem sem comentar..talvez uma das piores doenças (pr mim é doença..) da nossa era, o racismo..é com tristeza que muitas vezes tenho que lidar com isso e sentir na pele,como negra,o quão cruéis as pessoas podem ser...mas também é bom saber que sempre existem akelas k prezam por fazer a diferença e vcs mostram isso no blog..só posso dar os parabéns e agradecer por darem lugar a mensagens contra o racismo neste vosso espaço..keep up the good work..:)*kiss (uma fã)