quarta-feira, dezembro 01, 2004

Mergulho em Apneia


Paulo Nóbrega - Açores



Apneia, Grande desporto que nos últimos meses tenho estado a praticar, a título de curiosidade.
Como explicar Apneia como Desporto?
Cena difícil pq eu mesmo não o consigo fazer, numa primeira interpretação somos tentados a pensar apneia, inibir respiração? ficar sem respirar? Uauh ! mas que grande Merda ! k interese tem Isso?
Questão que eu próprio fiz, mas que actualmente n partilho...
Hj em dia sou tentado a comparar Apneia a situação de transe tipo uma mistura de Budismo com Yôga num jardim tradicional de um Templo Japonês, em que desligo deste mundo, passando a um estado de hibernação confortável. Só é pena no meu caso estar limitado a uns meros 4 minutos e 03 segundos, tempo feito hj a noite num treininho de relax na piscina do CNA (Clube Natação da Amadora).

Isto td praticado numa piscina, pq Grande, é fazer esta bela modalidade no Mar, por exemplo numa Caçada (Pesca/Caça Submarina), pois n há nd como estarmos em meio Natural, rodeados de vida marinha, conciliando vários prazeres numa actividade, num desporto como Mergulho em Apneia.

Descobrindo-se sensações fantásticas, atingindo-se estados de equílibrio tão fortes que chegam mesmo a provocarem dilemas do tipo estar a uma profundidade consideravél e ponderar se realmente quero voltar ou não para a Superficie, se quero abandonar aquele mundo flash, temporário de alguns minutos... Mto para além de alguma coisa imaginada por nós, mto para além de algo que pensassemos possivel de sentirmos, td com uma simples mudança de meio (meio aquático) que á partida nos é desfavorável... Será mesmo?
Pois é, eu avanço com uma hipótese digna de um estudo, se calhar até já realizado.
Mto simples, durante o nosso período de gestação, como feto, embrião, etc, estamos em meio aquático... Será que tem alguma ligação, será a explicação para todas estas sensações confortáveis com que sou confrontado?

Vá ppl tentei resumir o máximo possivél, alguma cena sobre a modalidade podem ir a http://www.aidaportugal.com/

1 comentário:

RTalina disse...

Vê lá é se nao fazes como o outro que adormece